Você Sabe qual é a Diferença entre os Verdadeiros e Falsos Apóstolos?

Simples e de fácil compreensão, é para os que realmente são servos e amigos de Jesus Cristo, compreender a questão sobre os apóstolos falsos e distinguir quem de fato foram os Apóstolos verdadeiros e legítimos. Tudo à Luz da Sagrada Palavra de Deus.


“Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.
É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que de entre nós foi recebido em cimaum deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos”. (Atos dos Apóstolos 1:12-26).


Então, conforme acima, vemos que Judas haveria de ser substituído.

E qual foi o critério que, após terem orado por dias, os Apóstolos receberam do Espírito Santo?

Até o momento, andava uma multidão com eles, pensamos, com base em 1 Coríntios 15:6, que algo em torno de 500 pessoas.


“Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também”. (1 Coríntios 15:6).


Mas, junto aos do cenáculo, havia 120, fora os 11 Apóstolos presentes no momento.

Orientados pelo Espírito Santo, adotaram o seguinte critério:

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que de entre nós foi recebido em cimaum deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. 


1º — Deveria ser o escolhido entre aqueles que conviveram com eles durante todo o tempo em que o Senhor Jesus esteve com eles, portanto, tinha de ser alguém que viu Jesus, ouviu seus sermões e a operação dos seus sinais e milagres, que estivesse o tempo inteiro durante os mais ou menos três anos. (Com este quesito, os selecionáveis iam diminuindo).


2º — Desde o batismo de João — Seriam novamente selecionados apenas aqueles que conviveram também com João Batista, que ouviram às mensagens de João Batista. João Batista, afinal de contas, é o predecessor do Senhor Jesus. Veja que, mesmo nos Evangelhos, João é o predecessor de Jesus, pois os Evangelhos (3 deles) primeiros apresentam João Batista para em seguida apresentarem o Senhor Jesus. Quem primeiro não entende o Ministério de João Batista, tem dificuldade para compreender Jesus Cristo e a Remissão dos Pecados, a Justiça de Deus. (Com mais este quesito, os selecionáveis diminuíram mais ainda). 

Aqui é apropriado dizer com veemência que somente aqueles que conheciam a João Batista e o Evangelho da Água e do Espírito, ou seja, a mesma fé ensinada pelo Senhor Jesus Cristo aos outros Apóstolos, poderiam ser contados entre os 12 Apóstolos. Portanto, o que iria substituir Judas Iscariotes, não poderia crer diferente disso.


3º — Testemunha da sua ressurreição — Com este quesito os selecionáveis foram reduzidos a dois, pois somente dois deles cumpriam todos os critérios, ou seja, estiveram com João Batista, caminharam com Jesus a aprenderam diretamente d'Ele e foram testemunhas de sua ressurreição e de sua ascensão ao Céu. 


Resumindo, entre as quinhentas testemunhas, somente poderiam selecionar aqueles que viram Jesus ressurreto, que ouviram seus sermões, que conheceram João Batista; assim, somente dois cumpriam todos os três quesitos, José e Matias, e o escolhido foi Matias.


Então, qual dos “apóstolos de hoje” se enquadraria nos três quesitos?

Nem sequer um deles!

Mostra um que conheceu pessoalmente João Batista, que crê perfeitamente na Justiça de Deus revelada no batismo de Jesus por João e Seu sangue derramado na morte de Cruz, ou seja, o Evangelho da Água e do Espírito.

Mostra outro que se sentou na relva enquanto Jesus pregava o Sermão do Monte, que viu Jesus operando os sinais e maravilhas, que comeu dos 5 pães e 2 peixinhos, que viu Lázaro ressuscitado, que bebeu a água transformada em vinho, que viu os paralíticos andando, que viu os leprosos curados, que viu a sogra de Pedro sem febre, que viu o filho da viúva levantar-se do caixão, que viu Jesus andando sobre o mar, entre tantas outras maravilhas. 


Tem algum dos apóstolos falsos de hoje que viu?

Mostra algum deles que tenha visto Jesus morto na Cruz e depois ressurreto e subindo aos Céus.

Não tem, né?

É claro que não tem!


Agora, vejamos mais um detalhe a ser considerado:


E João, chamando “dois” dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? (Lucas 7:19).


Eu não posso afirmar que estes dois discípulos de João foram José e Matias, mas, no mínimo, pode ser considerado. Ambos estiveram com João e foram enviados a Jesus, e permaneceram com Jesus. José pode não ter atendido aos três quesitos, mas Matias, sim. Aqui é apenas uma conjectura teológica, nada mais.


No entanto, querendo fundamentar seus falsos apostolados atualmente, baseando-se em outras referências bíblicas descontextualizadas, os atuais “apóstolos”, assim autointitulados e ungidos por outros “falsos apóstolos”, tentam impor a condição do seu engano àqueles que não leem ou não compreendem a Bíblia. 


Vamos aos textos descontextualizados:


“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”. (Efésios 4:11).

 

Sim, é verdade que Jesus deu uns para Apóstolos, exatamente aqueles 12 que foram dados para Israel. O verbo 'dar' está no passado e não no futuro; portanto, aqui, quando o Apóstolo Paulo escreve, se refere aos doze que Jesus deu para Israel, incluindo Matias, o que substituiu Judas Iscariotes, esse dado especialmente pelo Espírito Santo, o qual elencou os 3 quesitos para a seleção.

E o próprio Apóstolo Paulo?

Paulo não é contado entre os 12 que foram dados aos judeus!

Paulo é o único dado especialmente aos gentios.

Jesus, pessoalmente, depois de sua ressurreição, o encontra no caminho para Damasco e o faz o único Apóstolo para os gentios. (Leia todo o capítulo de Atos 9 e mais 2 Timóteo 1:11;  Romanos 11:13; Atos 11:1; 1 Timóteo 2:7; e muitos outros que encontrará nas Epístolas de Paulo).

Paulo até pregou para os judeus, mas não era o Apóstolo deles.

Como os outros, que até pregaram para os gentios, mas não eram os Apóstolos deles.


Mais um texto usado pelos “atuais apóstolos” para se autointitularem:


“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. (1 Coríntios 12:28).

 

Novamente, o verbo 'pôr' está no passado, foram postos primeiramente Apóstolos, os quais são aqueles 12, fora Judas substituído; mas com a chegada de Matias, voltaram a ser doze.


São 12 as Tribos de Israel e nem uma delas poderia ficar sem um Apóstolo. Mas Paulo é o Apóstolo dos gentios.


Em segundo lugar…, em terceiro lugar… Os outros são acrescentados como Dons do Espírito Santo à Igreja. Porém, Apóstolos são somente aqueles legítimos e verdadeiros. Eles são o fundamento doutrinário, eles aprenderam com o Cristo Jesus, pessoalmente.


Mas os “apóstolos atuais” continuam dizendo serem apóstolos, não é verdade?


Então, peça para eles explicarem algo incontestável.

Isto mesmo, incontestável, por ser o próprio Senhor Jesus Cristo, Ressurreto, aquele que revelou para o Apóstolo João, quando este escrevia o Livro do Apocalipse na Ilha de Patmos.


Jesus lhe deu a planta arquitetônica da Cidade Santa, que desceria do Céu adornada como a Noiva do Cordeiro.


Eis a planta:


E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. — (É algo tão sério que tem 12 anjos guardando as portas para nada ser alterado).
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
(Apocalipse 21:12-14).


Mande que os “atuais apóstolos” mostrem os seus nomes em um dos doze fundamentos dos muros da Nova Jerusalém, a Cidade Santa.

Eles não podem mostrar, sabe por quê?

Resposta:


“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo”. (2 Coríntios 11:13).

 

Se o Apóstolo Paulo teve problemas com os falsos apóstolos que não passavam de obreiros fraudulentos que se transfiguravam em apóstolos de Cristo, o que diremos nos dias atuais?


 Atentemos para a advertência deixada pelo próprio Apóstolo Paulo:


“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. (2 Coríntios 11:14-15).


Eles não podem desconstruir a planta espiritual da Cidade Santa, o construtor foi o Senhor Jesus Cristo, que foi na frente nos preparar moradas e nos deixou o verdadeiro Evangelho da Água e do Espírito, a fé que nos permite ser lavados e purificados de todos os pecados, para podermos ver e entrar no Reino de Deus.

Se um dia alteraram a planta do Templo que Salomão construiu (fica para um próximo estudo), não poderão alterar a planta arquitetônica da Nova Jerusalém, a Cidade Santa que descerá dos Céus adornada para o Cordeiro.


Alguns dos apóstolos falsos dizem, contra o argumento apresentado, que, então, o Apóstolo Paulo não poderia ser Apóstolo porque seu nome não estaria representado nos 12 fundamentos dos muros da Cidade Santa. Mas veja o quanto estão enganados:

Paulo não foi Apóstolo dado aos judeus, mas aos gentios.

É verdade que Paulo não tem seu nome nos 12 fundamentos dos muros; mas podemos considerar que Paulo recebeu honraria ainda maior, pois Paulo é o escritor escolhido pessoalmente pelo Senhor Jesus para escrever 13 das Epístolas do Novo Testamento. E ainda, qual dos outros Apóstolos foi arrebatado ao terceiro Céu e ao Paraíso?

“Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. 

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 

E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) f

oi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. 

De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. 

Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve”.

 (2 Coríntios 12:1-6).


Penso ser suficiente para o entendimento de que os “apóstolos falsos e atuais” não passam de ledo engano e distorção das Escrituras, os quais são homens e, pasmem, até mulheres (apóstolas), todos desprovidos de humildade e do conhecimento da Verdade, ávidos por poder e ganância, haja visto que seus ministérios são, de forma geral, como que verdadeiros caça-níqueis. Eles não passam de cegos guiando outros cegos e os levando para o abismo.


Esperando de algum modo ter contribuído com sua solicitação, ponho-me novamente ao dispor para servi-lo como seu irmão em Cristo Jesus, nosso Deus e Salvador. 


Deus, em Cristo Jesus e pelo Espírito Santo, provenha em sua vida todas as bênçãos do Evangelho da Água e do Espírito. (João 3:5; Mateus 3:13-17).


Pastor José Galvão-Brasil.

www.nlmbrasil.com



Comments

Popular posts from this blog

Do que depende a sua Paz?

O Batismo do Senhor Jesus Cristo por João Batista e o Livro “Você Verdadeiramente Nasceu de Novo da Água e do Espírito?” de autoria do Reverendo Paul C. Jong da Coreia do Sul.

OS MAIS FELIZES DO MUNDO SÃO OS NASCIDOS DE NOVO, SAIBA O PORQUÊ.